Teste Palografico. O que esperar dele?

 

Este site costuma receber emails de pessoas que irão realizar testes psicotécnicos dos mais diversos, dentre eles o Palográfico, pedindo informações de como devem proceder para se dar bem nas provas. Para cada caso tenho respondido às questões formuladas e agora, com esta página, procurarei dar as "dicas" que todos esperam para executar um bom teste psicotécnico.

Antes de tudo, deve-se ter ciência de que o exame psicológico, na maioria das vezes, não possui caráter eliminatório. As reprovações são raras e quando ocorrem, acontecem nos casos de evidentes desvios de personalidade ou presença de patologias graves, o que não deve ser o caso de quem está lendo esta página.

Não existe um estudo prévio do teste psicotécnico. Significa que não faz diferença se você já fez ou não conhece o teste que irá realizar. É claro que se já o fizemos anteriormente, mas seguro estaremos de que não se trata de algo complexo. O que mais se deve ter em mente é que durante a execução do teste, além de seguir corretamente as intruções fornecidas para realizá-lo, você deve ser o mais natural possível, não querendo parecer aquilo que não é e muito menos aparentar aquilo que acha que os outros esperam de você. Esta é a melhor sugestão para se realizar um bom teste.

Mas para que servem os testes afinal? Depende. O teste pode ser capaz de determinar as aptidões e características pessoais de cada candidato auxiliando os responsáveis pelo recrutamento a indicá-lo para uma vaga que necessite de alguém com seu perfil. Às vezes a empresa precisa de alguém que possua meticulosidade e extrema atenção para determinado cargo e em outros casos, alguém bastante produtivo é o suficiente. Quando o candidato realiza um teste da forma mais autêntica possível, ele está não só beneficiando a empresa como a si próprio, pois num futuro próximo evitaria frustrações pelo fato de trabalhar em local incompatível com sua personalidade.

Estou tentando vaga para concurso público. E agora?  Neste caso você deve saber que há outras pessoas concorrendo à mesma vaga que você. O importante é estar ciente de que o teste não tem influência no resultado final do concurso uma vez que não há notas ou pontos a serem somados. Portanto, se infelizmente você não obtiver êxito em conseguir a vaga almejada, muito provavelmente deve-se ao fato de haver mais candidatos melhores classificados e não por causa do psicólogo ou exame psicotécnico.

Portanto não se preocupem com os testes psicológicos, apenas o façam tranquilamente. Certamente vocês serão bem sucedidos em suas escolhas e com o auxílio de um profissional qualificado serão encaminhados para o cargo que, quem sabe, poderá mudar suas vidas, para melhor, claro.

Boa sorte a todos. ...................................Equipe do Palografico.com

Top